Escolha assertiva, momento decisivo!

//Escolha assertiva, momento decisivo!

Escolha assertiva, momento decisivo!

Vai mandar seu filho para escola pela primeira vez ou está pensando em trocá-lo de instituição? Elaboramos uma lista com dez dicas de especialistas no assunto que podem ajudar nesse momento importante.
 
FAÇA UMA LISTA
Faça uma lista do que você acha importante ter na escola que possivelmente irá acolher seu filho(a). Peça referências, imagine situações, e liste todos os pontos que você deve checar na primeira visita. Para facilitar, anote em um caderno ou folha e leve com você, assim fica mais fácil lembrar o que precisa perguntar e não corre o risco de deixar algo importante para trás. 
 
ANALISE COM CALMA A ESTRUTURA FÍSICA
Esse é um ponto que merece muita atenção! Além de observar a estrutura das salas de aula e espaços recreativos, é importante tomar bastante cuidado com a higiene do local, por isso, peça para ver os banheiros e cozinha. Se seu filho(a) for menor que 2 anos, a atenção deve que ser redobrada, visto que o sistema imunológico ainda está em fase de amadurecimento, o que deixa a criança mais sujeita a viroses e infecções. Caso a escola seja adaptada a partir de uma casa, observe se há escadas ou lugares que representem perigo, e se houver, se são protegidos com alguma adaptação que impeça o acesso por parte da criança.
 
EQUIPE COMPLETA
Primeiramente, confirme se a escola é registrada na Prefeitura e está com a documentação em dia. É importante observar também se a equipe é multiprofissional, ou seja, se existe uma variedade de  profissionais envolvidos no programa da escola, como nutricionistas, pedagogos, psicólogos. Cabe averiguar também se os mesmos recebem capacitação e, se possível, se são bem remunerados.
 
FIQUE DE OLHO NO MÉTODO PEDAGÓGICO DA ESCOLA
Pesquise antes sobre as principais apostilas, materiais de línguas, e métodos de ensino, prestando atenção ao discurso que o profissional faz durante a apresentação. Faça perguntas práticas, do tipo: Como meu filho vai aprender? Quanto tempo ele passará brincando? Quanto tempo dura as aulas de inglês? De quanto em quanto tempo ele será avaliado? E por aí vai… 
 
OBSERVE SE A ESCOLA DEIXA CLARO SUA ROTINA ÀS CRIANÇAS
Quadros com a agenda e horários nas nas salas, ou espalhados pela escola, ajudam no desenvolvimento e na adaptação da criança. É importante que ela saiba o que fará quando chegar, a hora de brincar e as demais atividades do dia. Isso ajuda não só na organização escolar, mas molda comportamentos para toda a vida.
 
FIQUE ATENTO AS ATIVIDADES DIÁRIAS E AOS ESPAÇOS PARA BRINCADEIRAS
Preste atenção ao teor das atividades diárias, se elas são adequadas para a idade, se privilegiam a exploração do ambiente ao redor e se não forçam demais ou de menos a alfabetização, quando for o caso. O ideal é que o aprendizado seja guiado, porém que ocorra de forma natural e intuitiva. A escola precisa de espaços ao ar livre e de ambientes que estimulem as experiências sensoriais, como caixas de areia, terra e água. Se houver contato com a natureza, melhor ainda! Poder se sujar faz parte do desenvolvimento infantil, assim como pular, correr e brincar – tudo com segurança, claro!
 
DESCUBRA A CONDUTA DA ESCOLA EM SITUAÇÕES DIFÍCEIS
Imprevistos acontecem a todo momento, então cabe perguntar como a escola age no caso de algo acontecer com a criança. Exemplo: O que acontece se a criança se machucar ou tiver uma urgência médica? (a escola leva para o médico? Espera os pais chegarem? Medicam?). Pense em cenários do tipo e analise se as respostas dos profissionais vão de acordo com o que você espera.
 
O ENSINO É BILÍNGUE, O QUE PONDERAR?
Aprender um segundo idioma desde o começo da vida é interessante, pois a criança pode desenvolver a nova língua tão bem quanto a língua nativa, no entanto, é preciso que o estímulo continue em casa para que a tática seja eficaz, do contrário, a criança poderá ter dificuldades no aprendizado. É importante verificar também se a escola é bilíngue, de fato, em seu método, e não somente em sua denominação. Observe se existe estrutura para atividades de comunicação visual nos dois idiomas e se os professores e funcionários se comunicam nos dois idiomas, por exemplo. 
 
DE OLHO NA ALIMENTAÇÃO
Observe se a escola oferece um cardápio balanceado desenvolvido por um nutricionista e verifique se o cardápio é disponibilizado aos pais, para que seja possível acompanhar de casa o que a criança está comendo! Caso a criança precise levar algum tipo de lanche para a escola, verifique o local onde os mesmos serão conservados até o consumo. Pergunte também como o lanche será disponibilizado à criança, se ela poderá dividir com os colegas, se as crianças comem todas juntas.
 
NÃO TOME DECISÕES PRECIPITADAS
Observe tudo com atenção ao visitar as escolas! Os barulhos, se há gritos sem fundamento por parte dos profissionais, o posicionamento dos professores em sala de aula, as áreas comuns, tudo o que puder! No entanto, independente do que ver na escola e do quanto ela lhe agradar, deixe para tomar a decisão em casa! Revise as anotações, analise as respostas, pese prós e contras, e aí sim, decida o local ideal e a melhor equipe para estar presente na vida de seu filho(a).
 
 
FONTE:
Estilo de vida. Crescer com Saúde.
Sheila Leal, fonoaudióloga e psicopedagoga de Campinas, autora do blog “Filhos Brilhantes”.
Luciana Brites, psicopedagoga e uma das fundadoras do Instituto Neurosaber, em Londrina.
By | 2018-06-07T20:11:49+00:00 junho 7th, 2018|Uncategorized|0 Comments

About the Author: