Atraso no desenvolvimento infantil: a importância da detecção precoce!

//Atraso no desenvolvimento infantil: a importância da detecção precoce!

Atraso no desenvolvimento infantil: a importância da detecção precoce!

A primeira infância (período que compreende o nascimento e os primeiros seis anos de vida da criança), é uma fase de significativas modificações no desenvolvimento físico e neuropsicomotor, e merece ser acompanhada com atenção, a fim de que se possa detectar precocemente, possíveis agravos a saúde física e emocional, visto que as experiências dessa época são levadas para o resto da vida – mesmo aquelas que acontecem durante a gestação ou enquanto o bebê é pequeno.
 
A OMS (Organização Mundial de Saúde) tem alertado constantemente a comunidade sobre a identificação precoce de atrasos e distúrbios no desenvolvimento infantil, e pontua a necessidade de que se observe atentamente os aspectos motoressociaisafetivosadaptativos, de linguagem e cognitivos da criança. 
A divergência entre esses eixos ou até mesmo o atraso em um ou mais aspectos, merecem ser analisados com atenção, direcionando a criança para medidas de intervenção. Tais disfunções estão associadas a um elevado risco de desenvolvimento de transtornos psiquiátricos e problemas de aprendizagem, podendo tornar-se complicadores futuros de desestabilização familiarengajamento escolarriscos sociais e inabilidades comportamentais.
A identificação precoce de sinais que podem sugerir problemas no desenvolvimento da criança possibilitam intervenções pontuais, as quais podem induzir a construção de competências que não se desenvolveriam sem a devida estimulação, preservando, muitas vezes, o desenvolvimento da cognição.
Cognição significa o processo de  adquisição de conhecimento, ou seja, processar informações com a finalidade de perceber, interagir, compreender e responder adequadamente aos estímulos do ambiente, o que leva o indivíduo a pensar e avaliar como cumprir uma tarefa ou uma atividade social.  Para que isso aconteça, é necessário o envolvimento de várias regiões do cérebro, as quais devem estar íntegras, evoluídas de acordo com a idade e se interconectarem adequadamente para que haja uma boa resposta aos estímulos do ambiente.
Muitas condições podem influenciar no comprometimento cognitivo, e em diferentes graus de intensidade, causando consequências como baixa autoestima e autoconfiança, sensação de fracasso, impotência, apatia, desmotivação e lentidão, que se associam a um baixo rendimento, fazendo com que esses pacientes,  já adultos, sejam percebidos como emocionalmente empobrecidos.
Dessa maneira, é importante propiciar à criança a devida oportunidade de desenvolver a cognição, sendo que tal desenvolvimento depende da boa desenvoltura de outras funções, como a linguagem, a coordenação motora e o suporte afetivo-emocional. Assim, viver em um ambiente saudável, tanto do ponto de vista biológico quanto afetivo, é extremamente importante. 
Nesse sentido, disponibilizar materiais e espaços para fazer com que a criança se aproprie de estímulos que proporcionem avanços cognitivos, é primordial. Observar como a criança reage e como adquire ou não habilidades ao ser estimulada, permite avaliar com vão suas competências e, ao mesmo tempo, se há algum transtorno atrapalhando seu pleno desenvolvimento.
 
 
FONTE: Neuro Saber 
By | 2018-07-30T20:45:48+00:00 julho 30th, 2018|Uncategorized|0 Comments

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