A importância da música para a aprendizagem

//A importância da música para a aprendizagem

A importância da música para a aprendizagem

Mesmo durante gestação, antes de exposta ao ambiente externo, a criança tem contato com o universo-sonoro, através das vibrações e pulsações do coração, da respiração e do sangue fluindo no útero materno! Isso sem falar na teoria do reconhecimento maternal, na qual acredita-se que os bebês, imediatamente após o nascimento, são capazes de reconhecer o timbre das mamães, sentindo-se mais calmos. Quando exposta ao ambiente, a criança passa a interagir com os sons do cotidiano, e dia após dia vai criando seu próprio repertório.

Segundo um estudo de dois anos realizado pela Universidade do Sul da Califórnia, o cérebro da criança se desenvolve mais rápido quando exposta a educação musical, pois a mesma estimula o convívio social, fala, respiração, autoestima e a própria evolução cognitiva da criança. Além disso, a exposição à música e instruções musicais, acelera o processo de desenvolvimento cerebral em áreas que são responsáveis pelo desenvolvimento da linguagem, som e habilidade de leitura.

Tal estudo, consiste em um monitoramento feito por neurocientistas com 37 crianças entre 6 e 7 anos em um bairro de Los Angeles. Algumas crianças (treze, no total), participaram de aulas de música por meio do programa da Orquestra de Los Angeles (Youth Orchestra Los Angeles Program), onde praticavam por 7 horas semanais. Outras 11 crianças foram inscritas em um programa de futebol da comunidade, e as demais em nenhum programa.

Os pesquisadores compararam os três grupos rastreando as atividades elétricas no cérebro, através de testes de comportamento, monitorando mudanças por meio de ressonâncias. Observou-se que a parcela de crianças inscritas no programa de música demonstravam mais habilidades do que as crianças envolvidas nas aulas de futebol e as não inscritas em nada.

Dr. Assal Habibi, autor do estudo e também pesquisador sênior da BCI (Brain and Creativity Institute – Insituto de criatividade e do cérebro da Universidade do Sul da Califórnia), explicou que o sistema nervoso é estimulado pela música e é também acionado no processamento geral de sons. Isso é fundamental nas habilidades de leitura, desenvolvimento da linguagem e comunicação.

Nesse contexto, a musicalização infantil funciona como um despertar da criança à sua expressão espontânea, pois sensibiliza-a a se desenvolver naquilo que já é capaz de fazer. Aqui na Meu Chocolate oferecemos aulas de música semanalmente, trabalhamos ritmos, timbres e proporcionamos o contato com diferentes tipos de instrumentos. Possibilitamos que as crianças se “transformem” em sons, que aprendam os gestos que envolvem tocar o instrumento, traduzam movimentos rítmicos através do corpo, pesquisem e construam, dessa forma, elas criam uma relação mais estreita e afetiva com a música, o que impacta positivamente em outros aspectos do desenvolvimento.

 

FONTE:
Music Education Works: https://musiceducationworks.wordpress.com/2016/06/19/a-childs-brain-develops-faster-with-exposure-to-music/
Novos Alunos: http://novosalunos.com.br/musica-na-escola-entenda-a-importancia-no-processo-de-ensino-aprendizagem/

 

By | 2018-06-21T20:19:28+00:00 junho 21st, 2018|Uncategorized|0 Comments

About the Author: