Bons exemplos, ótimos hábitos!

//Bons exemplos, ótimos hábitos!

Bons exemplos, ótimos hábitos!

Uma alegria para os pais: ver os filhos se alimentando bem e com saúde!

 

Após anos de pesquisas e avanços na ciência, supera-se a ideia errônea de que crianças apresentam dificuldades para se alimentarem, apenas por serem crianças.

Observa-se por meio de estudos que o comportamento dos pequenos é diretamente influenciado pelo comportamento dos pais, e isso serve para todos os aspectos da vida, incluindo a alimentação. Ou seja, o modo como os pais lidam com a própria alimentação interfere diretamente na maneira dos filhos encararem os alimentos.

Segundo Luciana Lorenzato, nutricionista e pesquisadora da USP, a melhor maneira de fomentar bons hábitos nos primeiros anos de vida é tomando atitudes que sirvam de exemplo, como escolher alimentos saudáveis; realizar as refeições na mesa; evitar fast-foods  e comidas prontas.

Mas e se a criança passa boa parte do dia na escola? O que pode ser feito?

Médicos, nutricionistas e nutrólogos do mundo todo orientam os pais a procurarem escolas comprometidas com uma alimentação saudável e natural, pois é na infância que os bons hábitos são instaurados, tendo o espaço educacional à missão importante de fomentar esse bom comportamento alimentar.

Além disso, quem convive com crianças sabe: quanto mais os pequenos entram em contato com o conhecimento, mais apresentam interesse em aprender.

Assim, ter um espaço voltado ao relacionamento com alimentos ricos em saúde, como a horta escolar, e conteúdos integrados que tratem sobre a importância da boa alimentação é extremamente benéfico, pois além de aprenderem mais sobre a origem e o cultivo do que ingerem, elas aprendem a comer melhor, desenvolvendo o gosto por verduras, frutas e legumes.

Além de estimular uma alimentação mais saudável e proporcionar o contato com a natureza, conhecer como se dá o plantio e o cultivo dos alimentos também ensina às crianças noções como paciência, responsabilidade partilha e ecologia.

 

A vida é lá fora, e aproveitá-la explorando o conhecimento é uma das maravilhas de viver!

By | 2019-02-20T22:39:43+00:00 fevereiro 20th, 2019|Uncategorized|0 Comments

About the Author: