CEI Meu Chocolate, Londrina
Telefone 33211510
Conhecendo a escola Proposta pedagógica álbum de fotos depoimento dos pais fale conosco
 


PROPOSTA PEDAGÓGICA

A metodologia de trabalho adotada pela escola baseia-se na proposta sócio-cultural de Vygotsky. Neste sentido parte-se da aquisição de conhecimentos pela interação do sujeito com o meio. O conceito básico de sua teoria é a mediação, ou seja, é a aquisição de conhecimentos pela interação do sujeito com o meio, portanto o conhecimento é sempre mediado. É pela aprendizagem nas relações com os outros que construímos os conhecimentos que permitem nosso desenvolvimento mental.

No âmbito escolar são valorizadas as ações e interações entre as crianças e entre elas e os professores.Nesse sentido, existe um respeito pelos conceitos espontâneos, pelos saberes asdquiridos e gradativamente vai se construindo os conceitos científicos.

Durantes os projetos desenvolvidos na escola, as crianças são incentivadas a exporem suas idéias, a ouvirem seus colegas e a compatilharem momentos e pesquisas com todo grupo.Existe então, mediação durante o desenvolvimento do trabalho e empenho de todo o grupo para o sucesso do mesmo.

Fazem parte das atividades complementares oferecidas dentro da proposta pedagógica: Ed. Física, Musicalização, Inglês, Culinária, Horticultura.

DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA – AVALIANDO COM PORTFÓLIOS

Na Educação Infantil, quando documentamos algo, estamos deliberadamente optando por observar e registrar os acontecimentos em nosso ambiente a fim de pensar e comunicar as surpreendentes descobertas do cotidiano das crianças e os extraordinários acontecimentos que ocorrem nos lugares em que elas são educadas. (GANDINI; GOLDHABER, 2002, p.150-151).

O Centro de Educação Infantil Meu Chocolate elege o portfólio para o acompanhamento das ações das crianças e documentação do vivido. Escolher o portfólio como instrumento de avaliação é muito mais que a simples seleção e aglutinação de material para "mostrar". Mas, é o desejo de compartilhar com as crianças as experiências, investigações, curiosidades que permeiam o espaço infantil. É ter coragem de assumir uma postura ética, de respeito à criança, às suas escolhas e inquietações. É ter vontade de fazer da escola um espaço mais humano.

voltar para a home | topo

 
Website desenvolvido por Ideia Simples